fbpx

[dicas] Medo de Cantar

Ainda sobre o medo…

Você já teve aquele medo antes da apresentação? Aquela tensão, aquele friozinho na barriga? Ou simplesmente você fica em pânico quando as luzes se apagam e raia sobre você o clarão dos refletores???

Se você sente este nervoso antes da sua apresentação, pode ser até paradoxal o que vou dizer, mas fique tranquilo! Você é normal!!!

É comum sentirmos estas reações diante do nosso público, principalmente porque não sabemos qual será a reação deles perante nossa apresentação. Por isso vou lhe apresentar algumas dicas muito importantes antes de cada apresentação:

  1. Estude muito a letra da música ao qual for apresentar, isso irá trazer mais segurança diante de sua platéia e também ajudará na sua interação com seu público;
  2. Internalize a música a ser apresentada, assim sua interpretação irá fluir melhor, pois estará transmitindo com veracidade os sentimentos e toda a emoção contida na mensagem da música;
  3. Planejar sua apresentação com base na estrutura do local que irá se apresentar te trará mais segurança e confiança diante de seu público;
  4. Minutos antes de sua apresentação procure se reservar em um local tranquilo para meditar na letra da música, se concentrar e fazer algumas técnicas respiratórias que irão te propiciar relaxamento corporal e redução dos batimentos cardíacos.

Você pode fazer assim:

  • Inspire calmamente, retenha o ar por uns 4 segundos e expirar em SSSS contínuo. Repita este processo por mais algumas vezes.

O nervosismo sempre irá acontecer, o segredo é saber domina-lo, mas isso virá com o tempo, não se preocupe, só permita-se amadurecer, buscando sempre se apresentar, aproveite as oportunidades que surgirem como por exemplo, numa reunião com amigos, é o local ideal para iniciar suas apresentações devido estar com pessoas do qual você é íntimo, depois frequente mais karaokês, se inscreva em uma escola de música que promova audições, shows, eventos e participe deles. Agora aquele friozinho na barriga é o tempero da sua apresentação, nunca perca ele, ok !!!

Para terminar, se você sente medo na hora de suas apresentações, é interessante você procurar ajuda de um profissional para lhe auxiliar a entender este medo, tal qual suas razões de existirem.

Para isso vá lá no Instagram da coach de artístas @caroline.juca e conheça o projeto @afinandosonhos

Comentários

Fechar Menu